05 habilidades que todo profissional de compras precisa saber


Organização, habilidades de negociação, ética, estratégia e atualização: o que um profissional de compras precisa saber.

Veja as cinco habilidades fundamentais para o profissional de compras

Um profissional de compras, nos dias atuais, precisa estar em constante atualização e buscar sempre o que há de novo no setor.

Ser proativo e ter experiência no ramo são importantes, mas algumas habilidades devem ser desenvolvidas ao longo do processo de compras para que ele possa sair na frente da concorrência e, assim, tornar-se referência com habilidades um de comprador.

Listamos as cinco principais habilidades que todo profissional de compras precisa saber para executar sua função da melhor maneira possível e avançar no segmento.

Confira!

1. Organização

Saber com quem e quais fornecedores irá se relacionar, organizar a agenda para não perder oportunidades de compra, ter anotações sobre processos já realizados e otimizar seu tempo através da organização são preceitos fundamentais para um profissional de compras.

É importante destacar que ser organizado não significa ter inúmeros documentos para exemplificar tudo.

Apenas um local específico, como uma pasta no computador ou uma agenda que seja fácil de carregar são suficientes para que o profissional não perca condições exclusivas e melhore sua gestão de horários.

2. Habilidades de negociação

Negociar não é apenas comprar o produto final: é deixar a porta da empresa aberta para futuros relacionamentos com fornecedores.

Por isso, palestras, cursos, coachs e livros podem ser poderosos aliados do profissional – pois mostram mais que comprar, mas trabalhar toda a negociação, de ponta a ponta.

Negociar, neste caso, é ter empatia com o fornecedor, mas sem deixar de pensar na sua atuação.

Desta forma, desenvolver habilidades de um comprador pode (e deve) ser uma das principais características de um comprador.

profissional de compras negociação

3. Ética

O vendedor tentará, literalmente, ‘vender seu peixe’ de várias formas. Isto é mais comum do que se apresenta e é preciso estar atento no momento da compra.

Valorizar aqueles que buscam processos feitos de forma legal, transparente e ético é uma referência que fornecedores e clientes terão do profissional ao longo de sua carreira.

Principalmente ter ética e mostrar que o relacionamento, apesar de compra e venda, é antes humano, valoriza a relação e deixa mais firme futuros contratos – e, com isso, descontos sob medida para quem é ético.

4. Estratégia

Comprar, por mais encantador que possa parecer, é uma tarefa árdua, principalmente para os melhores profissionais do segmento.

Para diminuir os problemas que possam ser gerados, ter uma estratégia delimitada e bem definida – como valorizar produtos por sua sazonalidade ou investir na qualidade em detrimento ao preço – são imprescindíveis para quem busca se tornar uma referência no mercado de compras.

Uma boa estratégia conta com organização para executar, habilidade para negociar e ética para firmar contratos.

5. Atualização

E-commerce: uma palavra que já tem mais de uma década, mas que muitos nunca ouviram falar.

Sim, este tipo de situação é rotineira entre profissionais de compras e pode ser o diferencial daquele comprador que busca atualizações constantes – que vão muito além de conhecer o que é o já consolidado e-commerce.

Por isso, invista em atualizações, esteja sempre atento ao que a internet traz de novo, olhe para números e gráficos e, a principal dica: nunca deixe de ouvir o que os melhores profissionais de compra do Brasil e do mundo tem a dizer.


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