4 indicadores de desempenho para medir a produtividade do setor de compras!


Os indicadores de desempenho são ferramentas importantes para assegurar a produtividade da equipe — o que, é claro, também acontece no setor de Compras. É importante que o gestor se certifique de monitorar as métricas certas, alavancando a performance do time.

Se você busca por mais informações sobre o assunto, encontrou o post adequado! No conteúdo, você entenderá um pouco mais sobre a importância de acompanhar indicadores coerentes na área de Compras. Além disso, receberá dicas valiosas para medir a produtividade da equipe.

Boa leitura e bom aprendizado!

Por que acompanhar os indicadores de desempenho no setor de Compras?

Conceitualmente, os indicadores de performance podem ser descritos como métricas capazes de quantificar resultados, permitindo que o gestor tenha uma visão ampla, transparente e confiável do desempenho de sua equipe na tarefa que está sendo monitorada.

No setor de Compras, que é diariamente desafiado a otimizar recursos e a maximizar resultados, os KPIs (ou Key Performance Indicators, outro termo pelo qual são chamados) são importantes mecanismos para medir a efetividade da operação e, em caso de necessidade, também para assegurar ação imediata na correção de eventuais desvios.

Diante disso, fica evidente qual é a importância de acompanhar os indicadores de desempenho, principalmente no que compete ao time de Compras: aumentar a produtividade sem perder a eficácia.

Um bom exemplo prático da aplicação dessa estratégia no setor é a segmentação da carteira de fornecedores, o que facilita a especialização dos compradores e permite uma avaliação mais precisa das rotinas de acordo com a curva A, B e C de insumos — respeitando o lead time exigido.

Quais são os principais indicadores para o setor de Compras?

Uma vez explicitada a importância de adotar e monitorar os indicadores de performance na equipe de Compras, é pertinente alargar a discussão e abordar um tema ainda mais prático: quais são as principais métricas para a área? Conheça algumas delas.

1. Saving

Em âmbito gerencial, a métrica de Saving — que, em tradução livre para o português, remete ao processo de “poupar” ou “economizar” — é uma das mais relevantes.

O objetivo do indicador, que calcula a diferença entre o valor de um orçamento e a quantia efetivamente paga pela mercadoria, é identificar o potencial de negociação da equipe — e evidenciar o ganho financeiro da empresa.

2. Lead time

O termo, que é muito comum nas rotinas de Compras, diz respeito ao intervalo de tempo que é necessário para o aprovisionamento e para a disponibilização da mercadoria, uma vez requisitada.

A métrica contribui para aferir a eficácia dos processos da área, bem como para medir a habilidade da equipe em negociar condições mais atrativas para a entrega dos itens de que a empresa precisa.

3. Evolução de preço

Esse indicador tem o objetivo de identificar as oscilações de preços praticados na compra de produtos ou serviços em um determinado período. Trata-se, em essência, de um método de comparação.

Por prover uma informação estruturada, de acordo com o período delimitado, o gestor é capaz de observar sazonalidades (em que épocas há aumento de preço, quando há queda) e, assim, traçar estratégias para economizar.

4. Prazo médio do pagamento

O cálculo do prazo médio de pagamento é simples: consiste na diferença entre a data de um pagamento menos o dia em que a compra foi faturada, efetivamente deixando os caixas da empresa.

O acompanhamento desse indicador garante que haja mais segurança na manutenção do fluxo de caixa e permite que a empresa tenha mais poder de compra e de negociação na hora de fechar uma transação.

Diante disso, a mensagem é clara: os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para manter a saúde da operação e potencializar os retornos da empresa.

O conteúdo foi útil e lhe motivou a aprofundar seus conhecimentos gerenciais? Perfeito! Aproveite para comentar no post e dividir conosco as suas experiências na área. Sucesso e até a próxima!

Categoria: » Compras