O que um comprador precisa saber para ter sucesso


Conheça as técnicas indispensáveis para o sucesso de um comprador

Conquista, parceria, contratos, valores, oportunidades: o caminho do sucesso dos compradores.

Relacionamento. Uma palavra que faz parte de inúmeras esferas da nossa vida e que, nas negociações de compra e venda, não poderia ser diferente.

O que um comprador precisa saber no momento de se relacionar com fornecedores é que este é o caminho para o sucesso – desde a conquista, passando pela parceria, além de renovar contratos e enxergar o que está à frente.

Desta forma, listamos quatro técnicas imprescindíveis que qualquer comprador deve dominar, conhecendo e dominando para se destacar no mercado, fechar um negócio de qualidade e buscar o melhor preço para os dois lados.

1. Conquiste o fornecedor

Esta é a primeira e indispensável técnica para se iniciar uma negociação de sucesso. Para conseguir resultados efetivos, conheça mais que o profissional que irá vender o produto para você: invista em relacionamento pessoal, tornando o processo muito mais agradável e a comunicação efetiva.

Por isso, quando perceber que pode ceder em algumas situações, não hesite: futuramente, este ‘favor’ será recompensado pelo outro lado, que passa a ganhar confiança em você. E, como sabemos, confiar em outras pessoas em qualquer tipo de negociação é uma técnica que, independente do setor, coloca os profissionais no topo.

2. Seja parceiro do fornecedor

Não apenas conquistar, mas criar uma parceria efetiva é uma das técnicas que um comprador precisa saber.

Neste caso avançamos além da conquista: ser parceiro é efetivamente criar uma relação de compra e venda direta, sem a necessidade de colocar outros setores da(s) empresa(s) no meio da jogada.

Isto diminui muito o tempo, faz com que os contratos sejam respeitados e te dá ordem de prioridade no momento da venda. Quanto mais produtos você e seu fornecedor negociarem de forma transparente e ética, mais resultados aparecerão e a parceria pode ser uma escada para seu sucesso profissional.

3. Renovação de contrato e revisão de valores

Aqui temos duas situações. Na renovação de contratos precisamos ter a expertise para avançar nas compras e achar os melhores modelos de negociação.

Isto não quer dizer que você precisa se sobressair ao fornecedor; muito pelo contrário: é imprescindível que você encontre o ‘meio termo’ ideal para que não perca parceiros e ainda traga contratos voluptuosos para a organização.

Com os índices de mercado, como o IPCA, os produtos tendem a ter um aumento orgânico.

Por isso, quando falamos em revisão de valores, é preciso estar atento a precificação de mercado. Ainda, é possível fechar contratos por valores revisados (e menores), através das técnicas já descritas de conquista e parceria com fornecedores.

4. Enxergue oportunidades

Oportunidade em Compras

Nosso último tópico é a técnica mais importante que um comprador precisa saber.

Um dos exemplos mais claros do nosso tempo é buscar oportunidades onde ninguém enxerga – como sobras indústrias, ou a famosa de gestão de resíduos sólidos.

Comprar não é a principal técnica de um profissional do ramo; mas, enxergar oportunidades que evitem o desperdício e maximizem os resultados está no topo do que um comprador precisa fazer na sua área de atuação.

Empresas e organizações enxergam possibilidades como as sobras industriais para crescer e isso pode ser utilizado pelos profissionais que, com experiência, visão ampla do setor e coragem para buscar novos contratos, destacam-se e se consolidam como verdadeiras referências.

Categoria: » Compras