Qual é a importância da sustentabilidade industrial?


A sustentabilidade industrial deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma preocupação latente do mercado. Quando adequadamente aplicado, porém, o conceito extrapola os limites organizacionais e beneficia outras esferas — meio ambiente e sociedade são, sem dúvidas, os maiores beneficiários da consciência sustentável.

Para reunir mais informações sobre o assunto, prossiga com a leitura. O texto traz questões relevantes sobre a importância da sustentabilidade na indústria e oferece insights valiosos para implantar as diretrizes nas empresas.

Bom aprendizado!

Qual é a importância da sustentabilidade industrial?

O conceito de sustentabilidade nasceu em 1987, cunhado por Brundtland, pontuando que o “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”.

Desde então, o termo conquistou cada vez mais espaço e relevância — inclusive no âmbito empresarial. Em 1999, Elkington definiu o Triple Bottom-Line, sinalizando que as empresas devem criar valor econômico, social e ambiental no longo prazo.

Há mais de três décadas, portanto, a sustentabilidade está em evidência. Na indústria, a expressão sugere uma série de medidas que valorizem o ambiente e a sociedade, preservando atividades lucrativas.

Vale dizer, ainda, que o mercado contemporâneo — marcado pela alta volatilidade e intensa concorrência — requer que as organizações demonstrem genuína preocupação com seu impacto e busquem alternativas para maximizar seus retornos à população, mais do que apenas aos acionistas. A preocupação com a sustentabilidade é, sem dúvidas, uma vantagem competitiva.

Como tornar a empresa mais sustentável?

Uma vez esclarecida a importância de voltar os olhos à sustentabilidade na indústria, é pertinente ressaltar algumas das estratégias capazes de galgar a empresa em práticas mais conscientes e produtivas.

Gerencie os resíduos

A gestão de resíduos é um aspecto bastante crítico para as indústrias modernas. Para integrar-se às posições sustentáveis, é imprescindível que a indústria saiba exatamente quais são seus descartes e, assim, encaminhe cada um deles ao correto método de coleta.

A reciclagem de materiais, por sua vez, é um aspecto bastante interessante e que deve ser constantemente maximizado. As sucatas são um ótimo exemplo e configuram uma excelente oportunidade de fazer o que é certo e, ao mesmo tempo, beneficiar os caixas do negócio.

Busque fornecedores sustentáveis

Não basta, porém, que somente a empresa esteja comprometida com a construção de um mercado mais sustentável — e, justamente por isso, mais consciente dos limites ambientais e sociais. É importante que a indústria busque por fornecedores que compartilhem de seus valores sustentáveis.

Dessa forma, convém mencionar que a busca por fornecedores idôneos, que respeitem e compartilhem dos mesmos princípios, é essencial para nutrir relações mutuamente benéficas, colaborando para construir um mercado mais justo.

Envolva a equipe

Para além das empresas, enquanto pessoas jurídicas, é necessário que as pessoas também se envolvam sinceramente com a causa sustentável. A equipe, em suas atividades diárias, é a protagonista de uma operação mais consciente.

Assim, não é nenhum exagero afirmar que o envolvimento dos colaboradores é fundamental para favorecer mudanças no mercado, na sociedade e no planeta. Afinal, o que é feito em microescala tem impactos grandiosos!

A mensagem, por fim, é bem clara: a sustentabilidade industrial é cada vez mais importante e desempenha um papel fundamental no mundo que está sendo construído. Pense a respeito e transforme a realidade!

Para continuar recebendo conteúdos de alta qualidade e em primeira mão, siga-nos no Facebook e no LinkedIn

Categoria: » Compras