Em praticamente todos os segmentos do mercado, soluções tecnológicas vêm cada vez mais assumindo um…
O success fee ainda é um modelo pouco utilizado e conhecido. Porém, suas vantagens são evidentes e estimulam sua adoção para um número cada vez maior de empresas, especialmente as mais modernas.
Além de ser um modelo mais justo de remuneração de fornecedores de serviços, ele alinha os objetivos de todos os envolvidos em uma determinada atividade. Organizações maduras em termos de definição e acompanhamento de metas são as mais beneficiadas com o success fee. Conheça e aproveite o modelo no seu empreendimento também!
O success fee é um modelo de remuneração de prestação de serviço. Normalmente, ele é utilizado para o pagamento de terceiros, como agências de publicidade e de marketing digital. Para compreender melhor o seu conceito e suas vantagens, vamos iniciar relembrando as formas mais utilizadas para remunerar esses serviços.
Nesse primeiro formato, o cliente paga um valor mensal para que a prestadora do serviço o entregue mensalmente. De acordo com a demanda de trabalho estimada previamente, estipula-se um valor e, independentemente do que foi realizado em cada período mensal, o pagamento será devido.
Nesse caso, o pagamento é realizado de forma proporcional aos trabalhos executados. O preço de cada serviço pode ser definido de acordo com as horas necessárias para realizá-lo, mas com variações conforme a complexidade de cada trabalho.
Já o modelo time sheet considera as horas empregadas por cada colaborador envolvido na prestação do serviço. Obviamente, cada um dos participantes tem sua própria qualificação e uma remuneração correspondente.
O grande diferencial do success fee é que a remuneração considera o resultado (sucesso) do trabalho. Por meio do acompanhamento de metas definidas previamente, o resultado é mensurado e varia de acordo com o sucesso obtido.
Parece perfeito, não é mesmo? Afinal, trata-se de um modelo que estimula a excelência e foca os responsáveis pela prestação do serviço nos resultados. Contudo, o seu sucesso prático depende da maturidade das empresas envolvidas em relação ao monitoramento dos indicadores de resultado e ao cálculo realizado. Vejamos como ele deve ser efetuado.
Isso é importante porque sempre há um custo envolvido no atendimento de qualquer cliente e o resultado dificilmente depende exclusivamente do prestador do serviço. Ou seja, estamos falando de dividir o risco de um projeto e não de assumi-lo por completo.
Feito esse alerta, o seu cálculo pode ser efetuado considerando metas distintas. Entre elas:
Cumprindo-se as metas de melhora de desempenho em um ou mais desses indicadores, será devido o pagamento adicional previsto ao prestador de serviços.
A primeira vantagem que vem à mente de qualquer empresário quando conhece o modelo de success fee é o vínculo da remuneração com o resultado. Afinal, uma das grandes preocupações em relação a qualquer investimento é a minimização do risco.
No entanto, esse é um ganho elementar e não deve ser a principal motivação para a escolha do modelo a ser adotado. Tenha em mente que a forma de remuneração impulsiona as pessoas em uma direção.
Por exemplo. Se os vendedores de uma empresa recebem comissão e sua direção deseja que eles conquistem clientes novos, não adianta esperar isso se o pagamento favorecer o atendimento dos clientes atuais.
Para concluir, podemos dizer que a grande vantagem do success fee está no alinhamento que ele proporciona entre a sua equipe e a da empresa prestadora de serviço. No lugar de trabalhar focada apenas em entregar um trabalho bem executado, ela também se preocupa com a melhora da sua própria equipe quanto ao desempenho. Esse foco proporciona a otimização dos processos e a busca constante de soluções, baseadas em resultados.
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