Organização, habilidades de negociação, ética, estratégia e atualização: o que um profissional de compras precisa…
Quem atua na área de compras e suprimentos industriais deve ficar sempre atento ao conceito de cadeia de valor. Você sabe o que é isso? Seu significado permeia tudo que acontece no processo logístico de uma empresa, desde o primeiro contato com o fornecedor até a entrega e a satisfação total do cliente.
É preciso que todos que fazem parte de uma companhia, estejam alinhados não somente com o que o público-alvo deseja, mas com os objetivos da empresa a curto, médio e, principalmente, a longo prazo.Para quem é responsável pela compra de matérias-primas e insumos, cabe aqui um cuidado ainda mais detalhado com a escolha e com as negociações junto aos fornecedores.
A ideia de cadeia de valor foi criada por Porter, um importante pensador da área do marketing. Mas o que o marketing tem a ver com a área de compras? Tudo. Para Porter, é preciso encontrar e criar valor em cada um dos elos que fazem parte da cadeia de uma empresa.
Neste sentido, ele indica a criação de um fluxograma. Assim, lista-se cada uma das atividades envolvidas nos processos de cada departamento, a fim de descobrir possíveis gargalos, problemas e pontos que podem ser melhorados. O departamento de compras é riquíssimo em atividades geradoras de valor. Afinal, trata-se de uma área rica em processos, com diferentes níveis de aprovação dentro da empresa e uma proporção e atividades capazes de agregar alto valor no restante da produção.
Não adianta analisar somente o preço dos insumos ou a qualidade. É preciso sempre encontrar um equilíbrio de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.
Isto é, o comprador deve fazer um cruzamento de dados, avaliando o preço, o prazo de entrega, a qualidade e a confiança que possui no fornecedor. Além disso, também deve se atentar para alguns requisitos pouco palpáveis, como a relação criada com o fornecedor e quais são os diferenciais mais sutis encontrados no processo.
A negociação com fornecedores é uma arte. Ela pode ser aprendida com a experiência e com uma atenção sempre focada nas tendências do mercado. É preciso ficar de olho no movimento da economia e na realidade de cada fornecedor.
O ideal é sempre focar em contratos a longo prazo. Eles trazem maior confiabilidade na qualidade e também criam laços. Focar em negociações baseadas somente no preço, pode ser uma armadilha para a qualidade da produção final, o que interfere diretamente no conceito de cadeia de valor.
Isso permeia também o universo do desperdício. Empresas que compram em quantidades erradas, mesmo que pequenas, tendem a gastar mais e por isso, precisam aumentar o custo final de seus produtos.
É uma obrigação do departamento de compras ficar atento às movimentações de mercado e indicar formas mais inteligentes e certeiras de produção e consumo.
Independentemente da área de atuação, a qualidade das matérias-primas e insumos é essencial para o resultado final da produção da empresa. No caso de sucatas e materiais que já foram utilizados, este cuidado deve ser redobrado. É preciso manter um controle bastante rígido do que a empresa está adquirindo.
As pressões que envolvem o departamento de compras giram sempre em torno da redução de custos. Porém, o gestor que não se preocupa com a qualidade e com uma compra mais inteligente, não consegue agregar valor ao consumidor final do processo.
Fazer negócios em um país de dimensões continentais como o Brasil tem seus desafios. Ainda mais se o transporte é feito basicamente via rodovias. Este tipo de dificuldade deve fazer sempre parte do planejamento de um departamento de compras inteligentes, bem como o aumento sutil de preços, que pode ocorrer devido a impostos interestaduais e outras taxas.
Por isso, é essencial que o gestor de compras fique atento e preparado para agir nas mais diversas situações. Um possível atraso ou aumento no valor poderá interferir diretamente na cadeia de valor.
Isso sem falar na falta de treinamento e capacidade do próprio fornecedor. O gestor deve estar preparado para compreender que, nem sempre, o fornecedor com o melhor preço compreende quais são as necessidades específicas de sua empresa.
Estes são os desafios diários que um gestor de compras precisa enfrentar no seu dia a dia. Mas será que há uma forma simples de resolver tudo isso e garantir mais eficiência do departamento?
A resposta é sim. E a Faciles pode ser sua melhor parceira para resolver todas estas questões. Especializada no comércio de sucatas, a Faciles entrega as melhores soluções para o mercado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
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Categoria: Compras