Organização, habilidades de negociação, ética, estratégia e atualização: o que um profissional de compras precisa…
O uso de técnicas de negociação não se limita aos profissionais de compras e vendas. Pelo contrário, negociar é uma atividade inerente a qualquer pessoa, inclusive ultrapassando os limites profissionais. Se você prestar atenção à sua rotina, vai perceber que utiliza técnicas de negociação o tempo inteiro, muitas vezes sem sequer se dar conta.
No âmbito empresarial, a negociação ganha força e importância, sendo uma habilidade que deve ser desenvolvida em todos os profissionais, desde o setor de vendas até os setores de recursos humanos e relacionamento com clientes.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial com as principais técnicas de negociação e como elas podem ser inseridas na sua rotina profissional. Acompanhe!
Para realizar uma negociação eficiente, é necessário que a parte entenda, de forma clara e profunda, o tema acerca do qual ela está falando, tendo elementos para embasar a sua argumentação. Essas informações devem ser precisas e concretas para que tragam mais força argumentativa.
A principal parte de uma negociação é a preparação para ela. O negociador deve conhecer a pessoa com quem ele vai conversar, entendendo os pontos a serem debatidos e o contexto daquela negociação.
Além disso, conhecer implica maior segurança para o negociador, que vai ter mais clareza e exatidão quanto aos métodos utilizados na condução do diálogo.
Tendo construído uma boa base de conhecimento, a próxima técnica é a do planejamento propriamente dito. Nessa etapa, o negociador precisa visualizar o futuro e definir qual será a realidade almejada ao fim da negociação. Isso ajuda a ter um objetivo mais claro sobre o que se planeja antes de iniciar a argumentação.
Assim, o negociador pode focar nas melhores estratégias para alcançar o que ele deseja, além de prever as consequências e possíveis mudanças.
O planejamento representa o mapa do caminho de que um negociador precisa. Por exemplo, ao negociar com um fornecedor, ele planeja conseguir um desconto de 10% na compra de determinado produto.
Com o planejamento, ele vai traçar uma estratégia e, nessa estratégia, deve considerar iniciar a negociação pedindo um desconto de 20%, que ele sabe que não vai conseguir, mas que servirá como ponto de partida para tentar chegar “pelo menos” aos 10%.
A gestão do tempo de uma negociação é ponto-chave e merece muita atenção, já que demonstra a necessidade de que o negociador tenha habilidade para perceber o momento certo de agir.
Assim, o controle de tempo representa a capacidade de entender o ritmo da negociação e as reações das partes envolvidas.
A dica para o negociador é que ele tenha capacidade de adaptar o seu comportamento e seus argumentos ao ritmo da conversa, reconhecendo os momentos mais oportunos para fazer uma proposta ou, ainda, para apresentar um argumento.
Vale destacar que o conhecimento de outros idiomas permite ampliar as possibilidades em termos de negociações e de resultados. Por isso, é extremamente importante conhecer expressões em outras línguas e ter habilidade para negociar em outros idiomas.
Como você pode ver, as técnicas de negociação podem ser utilizadas em todos os âmbitos de nossas vidas. Conhecer as estratégias e saber como aplicá-las na sua realidade pode representar um diferencial competitivo tanto no mercado de trabalho como nas suas interações sociais.
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