Sourcing é uma metodologia utilizada para analisar profundamente o custo total de aquisição de produtos…
Você sabe o que é Sourcing e como esse método pode permitir que sua empresa identifique o custo total no processo de uma aquisição de produtos ou serviços? Pois bem, Isso é feito por meio de três etapas: mapeamento, entendimento e avaliação das especificações destes materiais, do serviço a ser prestado e do mercado fornecedor.
No entanto, para haja resultados, é preciso tomar alguns cuidados, entender os benefícios adquiridos pela empresa e quais os motivos que as impedem de dar início ao processo.
Com um bom planejamento e implementação, as chances de resultados são promissoras, uma vez que as soluções inovadoras de compra geram eficiência e resultados mensuráveis.
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O Sourcing é um método muito comum na área de suprimentos que permite à empresa analisar o orçamento total do valor a ser gasto com determinados produtos ou serviços. O processo é composto pelo mapeamento, entendimento e avaliação das características dos materiais, dos serviços e do mercado fornecedor.
Essa metodologia possibilita a análise não só dos custos externos, que influenciam diretamente nos produtos finais, como também dos custos internos. É possível, também, otimizar a estrutura dos produtos, maximizar o custo-benefício de determinada aquisição e conhecer um pouco mais do mercado fornecedor, melhorando a qualidade do material e agilizando o atendimento ao mercado.
As decisões são baseadas em análises de inteligência de mercado, consistidas em oito passos.
Esse passo é necessário para definir o âmbito da categoria de Sourcing.
O foco é desenvolver um perfil de demanda através da coleta de dados importantes dessa categoria. A investigação e documentação de informações permite identificar quem são os principais direcionadores de custos e oportunidades.
Esta etapa é composta pela análise das necessidades e desejos da categoria. É preciso determinar as atuais exigências de serviços e produtos e avaliar as possibilidades de substituição.
Após analisar a categoria, é preciso coletar dados mercadológicos sobre a indústria local e compreender onde os fornecedores estão inseridos. Assim, é possível identificar fornecedores em potencial, líderes e os competidores daquele mercado. Selecione-os com base em critérios e forme uma lista somente com os qualificados.
Definir a abordagem e a estratégia a serem tomadas e, posteriormente, uma sequência de plano de ação.
Desenvolva a proposta com os dados recolhidos e elabore critérios para a avaliação do “Request for Proposal” (RFP). Por fim, analise as respostas e obtenha a lista de fornecedores com quem negociar.
Identifique possíveis questionamentos e esteja preparado por meio de um plano de atuação. Seu foco será conseguir, com a ajuda dos demais dados, selecionar o fornecedor certo.
Monitore os resultados e garanta uma poupança que renda até os próximos meses. Ainda, é possível racionalizar a base de fornecedores, o que melhora o relacionamento interno e externo do setor de Compras das empresas.
É preciso entender os custos com compras e avaliar o que é realmente necessário comprar ou não. Ao fazer isso é possível reduzir os custos dos produtos e serviços e obter até dois dígitos de média de redução.
Formular estratégias de relacionamento com os fornecedores
A partir de pesquisas e análises realizadas você pode estabelecer um caminho para o engajamento do fornecedor. Isso pode ocorrer pelo desenvolvimento de propostas e também pela criação de critérios e pesos como forma de avaliação.
A etapa de avaliação de indicadores de desempenho e de análises de SLA é essencial para melhorias continuas da sua empresa. Essas ferramentas são essenciais para mostrar se a sua empresa está realmente cumprindo com o planejado ou se será necessários determinados ajustes para obter os resultados esperados.
Neste último passo, é importante relatar histórias de sucesso, oferecer feedbacks e aproveitar a experiência obtida para desenvolver e aprimorar métricas de desempenho.
Entender o que é Sourcing e é seguir um método de gestão cujo princípio básico é a adoção de estratégias de suprimento diferentes para cada tipo de material. O objetivo é maximizar o nível de serviço e minimizar o custo total. Na Faciles, buscamos a potencialização do incremento de vendas de Sucatas para as empresas.
Mas não é apenas a maturidade do setor de compras das empresas que as leva a colocar em prática a metodologia de Sourcing. A pressão pela redução dos custos ou potencialização dos resultados operacionais também têm servido de motivo para que os executivos busquem a implementação de metodologias que auxiliem de forma robusta e recorrente na obtenção desses resultados.
O Sourcing como metodologia para venda de sucatas é importante para a manutenção de um processo de inteligência de mercado. Atua também como ferramenta na procura por inovação de compradores, na avaliação de dinamismo do mercado e no monitoramento das oscilações macroeconômicas, além de trazer enorme subsídio para tomada de decisão e direcionamento da estratégia de venda dos produtos.
A evolução se dá não só no relacionamento com os compradores, como também nos processos internos das empresas, mesmo aquelas que já tenham uma área de compras bem organizada em termos de processos, regulamentos e normas para aquisição/venda.
Apesar das implementações e melhorias trazerem ganhos futuros para todos, no que diz respeito à eficiência da operação, a busca por savings/resultados ainda é o grande motivador/impulsionador das organizações.
Essa inteligência, portanto, garante às organizações o conhecimento necessário sobre o seu mercado de resíduos, ajudando-as a definirem melhor as estratégias. Além disso, fornece informações necessárias para uma melhor negociação com o mercado comprador.
Uma pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto ILOS, que presta suporte para grandes empresas do Brasil no planejamento, estruturação e implementação de operações complexas de logística e Supply Chain aponta que, do número total de entrevistados, 46% não utilizam o Sourcing. Mas e em relação as sucatas?
Entre os motivos pelos quais as empresas não implementam corretamente a técnica estão as seguintes.
Sucata não é classificada como sendo uma carteira importante dentro da área compras ou área responsável pela gestão.
Para algumas empresas o controle na venda não está segmentado em procedimentos robustos para mensuração, abrindo oportunidades para desvios.
Dificuldade de acesso às informações de geração, ciclos de retirada, tipos de equipamentos e implementos necessários, logística envolvida, procedimentos previamente definidos para descarte, legislação local e requisitos ambientais.
Falta de estrutura ou conhecimento para captação de empresas direcionadas ao segmento de sucata.
Qual o modelo de contrato para o segmento, prazo, cláusulas específicas, multas, exigências, reajuste, entre outros aspectos.
Dificuldade para descrever de forma detalhada os itens com suas respectivas características mecânicas e composição, apresentação da oferta ao mercado por pç, ton., kg etc.
Desconhecimento das técnicas e ferramentas de negociação para uma melhor captura de resultado com menor esforço através de ferramentas tecnológicas de forma estruturada, segmentada e aditável.
Apesar dos desafios, há dois pontos que precisam, imprescindivelmente, serem desenvolvidos para que seja trilhado um caminho simples, sem muitas surpresas que atrapalhem:
Ao contrário de demais países, como os do bloco europeu, onde 72% das empresas já aplicam o Sourcing e 8% estão em fase inicial de utilização, no Brasil, metade das organizações pesquisadas ainda não usa a metodologia.
Entre os benefícios de se implementar a metodologia sourcing estão:
A implementação eficaz de progromas como o Sourcing pemite uma significativa redução dos custos da empresa em diversos setores e portes. Isso, além de tudo, melhora a gestão de compras de bens e serviços.
Quando se fala em sourcing o foco é na série de processos relacionados aos fornecedores. Ou seja, é uma metodologia utilizada para identificar e escolher os melhores para sua empresa, a partir de pesquisa de mercado e outras ferramentas. Enquanto isso, o procurement é um processo muito mais amplo. Ele envolve o soucing e adiciona outras ações estratégicas.
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Categoria: » Compras