Os indicadores de desempenho são métricas que permitem entender como medir a produtividade de uma empresa…
Bem-vindo à leitura do nosso artigo sobre como aumentar a produtividade no setor de compras. Ele aborda um tema importante para qualquer indústria. Afinal, não é segredo para você que a matéria-prima tem participação significativa no custo total de sua empresa. O percentual varia, mas costuma girar em torno dos 50%, o que justifica uma atenção especial ao setor.
Desde que, décadas atrás, as empresas passaram a se dedicar à diminuição dos níveis de estoque — para diminuir o valor imobilizado e garantir uma maior capacidade de investimento em outras áreas —, o setor aumentou de importância, pois passou a assumir a atribuição de garantir um fluxo ótimo de materiais.
Nesse sentido, a produtividade é um fator-chave da área de compras, uma vez que, para manterem um estoque baixo e, ao mesmo tempo, evitarem a falta de produtos, as indústrias devem aliar produtividade e eficiência. Confira como conseguir isso!
Isso significa que a sua indústria deve se concentrar em desenvolver continuamente boas práticas no setor. É justamente essa dedicação contínua que garante a excelência, uma vez que ela consiste em identificar os problemas mais influentes, que podem ser solucionados de acordo com as prioridades. No entanto, algumas medidas são indicadas em todos os casos. São elas:
Os fornecedores são parte integrante dos esforços do setor de compras. Na atualidade, eles funcionam em uma relação de continuidade, ou seja, são como braços da organização. Isso porque a produção depende diretamente de um fluxo de processos que ocorre na cadeia produtiva, e não isolado em cada empresa.
Nesse cenário, esses parceiros precisam ser selecionados considerando critérios, como a sua saúde financeira, os prazos de entrega, a qualidade dos produtos e outros indicadores que revelem o nível de eficiência e de envolvimento deles.
Além disso, o setor de compras precisa acompanhar o desempenho dos fornecedores com base em indicadores para qualificá-los. Quanto maior a sua rede de fornecedores qualificados, maior o poder de barganha da sua empresa, que também fica menos sujeita aos efeitos de eventuais imprevistos.
A capacidade preditiva é determinante para que uma indústria possa programar suas compras e evitar problemas que comprometem a produtividade. Embora essa tarefa dependa de outros setores, como o de vendas, o de compras também deve se preocupar com ela e desenvolver mecanismos para promover o alinhamento entre as várias áreas da indústria.
Desse ponto de vista, o departamento de compras funciona como uma ponte entre o setor de produção e os fornecedores. Por isso, também é fundamental se dedicar a desenvolver um bom fluxo de comunicação entre todos os envolvidos.
Com dedicação ao setor de compras, sua indústria reduz custos, melhora a eficiência, a rentabilidade e, em um estágio mais maduro, aprimora a experiência de compra e uso dos clientes.
Nesse nível de excelência nas compras, o departamento assume uma postura estratégica. Isso ocorre porque um grau elevado de alinhamento entre os processos envolvendo departamentos e parceiros permite o compartilhamento e o engajamento de todos com os objetivos da empresa.
Assim, podemos deduzir a principal mensagem do nosso conteúdo sobre como aumentar a produtividade no setor de compras. Trata-se de garantir o foco e um esforço coletivo na entrega de um valor superior para o consumidor, com base na sinergia proporcionada pelo alinhamento que mencionamos e na busca constante da excelência em produzir em maior quantidade e mais rápido: produtividade.
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Categoria: Compras