Com origem nos EUA, na virada do século XX, compliance vem de "comply", que significa “agir em…
O tema “Compliance” vem ganhando destaque nas organizações, principalmente após os escândalos políticos sobre a operação lava-jato e da vigência da Lei Anticorrupção. O processo para implantar compliance em uma empresa, independente de seu porte, requer transparência e cautela e representa uma questão de decisão, liderança e comprometimento de todos os funcionários da organização.
Compliance são normas e controles com o objetivo de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as diretrizes e imposições dos órgãos de regulamentação, dentro dos padrões exigidos do seu segmento de atuação.
Esse trabalho envolve todas as esferas da empresa, como trabalhista, fiscal, tributária, ambiental, jurídica, ética entre outras, e todos os funcionários devem estar alinhados quanto às suas políticas e procedimentos.
O primeiro passo é disseminar a cultura do compliance em toda a empresa. Isso deve ser feito a partir de ações de endomarketing em parceria com a área de comunicação, a fim de garantir que 100% dos funcionários estejam engajados com a implementação do programa.
O segundo passo é estabelecer metas de redução de riscos. Este pilar é uma das bases do sucesso do programa de compliance, uma vez que o código de conduta, as políticas e os mecanismos de monitoramento são construídos baseados nos riscos que são identificados como relevantes durante a análise.
Após identificar os riscos, criar o código de conduta e estabelecer as políticas é hora de pensar na implantação de um canal de denúncias, pois é a partir dele que os líderes de compliance conseguirão investigar e resolver o problema que foi reportado. Através desse canal de comunicação, os colaboradores e parceiros da empresa podem relatar suas denúncias de forma confidencial.
O quarto pilar para implantar compliance são os treinamentos e a comunicação. Todos os colaboradores, de todas as áreas, sem exceção, devem participar dos treinamentos, a fim de entender as políticas, o objetivo e o seu papel individual no programa. A comunicação direta e frequente com a alta administração gera um elo de comprometimento.
O próximo pilar é investir em ações de incentivo. Essas ações são necessárias para garantir que o cumprimento do programa compliance seja válido para todos os níveis da organização, do chão de fábrica ao CEO. E é uma forma de garantir que todos compreendam que, no caso de não cumprimento, infração às leis e políticas ou omissão de informação, haverá punição.
E, por fim, o sexto pilar é avaliar e promover melhorias ao programa. Uma vez implementado, o programa de compliance deve ser continuamente monitorado e avaliado. As políticas devem ser revisadas anualmente para garantir que estão alinhadas e atualizadas de acordo com as leis e regulamentos, além de estarem compatíveis com a evolução do seu negócio.
Além desses seis pilares, para implementar compliance, também é importante que a alta administração da empresa participe de forma ativa do programa e pratique os princípios ditados por ele, liderando pelo exemplo e garantindo assim o seu sucesso.
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