No Brasil e no mundo, a indústria 4.0 deixou de ser uma aposta futura e…
Se você achou que a Terceira Revolução Industrial trouxe a tecnologia e eletrônicos para a sociedade de forma intensa, precisa conhecer mais sobre a Quarta. Agora, a indústria tende a ser totalmente automatizada. Tudo isso leva a muitas interferências nos empregos, economia etc. Um exemplo disso é o surgimento das compras 4.0, uma nova forma de consumo em que recursos tecnológicos potencializam essa experiência.
Com a união mais intensa de Big Data, Machine Learning, Analytics, Cloud Computing e Business Intelligence, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, por exemplo, os consumidores e responsáveis pelas indústrias podem reduzir os custos, alcançar mais produtividade e outros benefícios, desde que estejam capacitadas para tal.
E aí, sentiu curiosidade e quer entender mais sobre as compras 4.0? Então continue a leitura, pois preparamos um post especial sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!
Primeiramente, é fundamental entender melhor do que se trata a 4ª Revolução e como isso interfere nas compras. Conforme mencionado, agora a tecnologia está presente de forma mais intensa e outras máquinas podem se comunicar com outras máquinas.
No entanto, é importante saber que, mesmo que diversas tecnologias avançadas já estejam disponíveis, o modelo organizacional causado por ela ainda está em desenvolvimento. Isso quer dizer que é um ótimo momento para estudar esses novos recursos tecnológicos e criar um diferencial competitivo com a intervenção delas. Afinal, no mercado competitivo, aqueles que não conseguem meios para evoluir, ficam para trás.
Com essa nova Era Digital, tudo é alterado, não apenas a forma como as compras funcionam, mas também o valor da aquisição para fornecedores, parceiros e clientes. Apesar disso, somente investir em mais tecnologia não é mais suficiente para alcançar o diferencial competitivo.
Por exemplo, o time de uma corporação precisa ser cada vez mais multidisciplinar, com diferentes pontos de vista e propostas mais criativas. Além, é preciso que haja uma maior troca de informações e colaboração entre todos os profissionais. Dessa maneira, os resultados são otimizados em todas as etapas até a entrega do projeto final para o cliente.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é o tempo levado para entrega de tarefas. Agora, é preciso ainda mais de metodologias ágeis capazes de entregar em tempos certos e planejados uma tarefa com qualidade.
De forma geral, as empresas precisam focar cada vez mais na contratação de profissionais qualificados e multidisciplinares. Assim, ela garante que as ferramentas sejam utilizadas de forma eficaz e em tempo hábil. Desse modo, sobra mais tempo para focar em áreas mais estratégicas.
Mesmo que o momento peça inovação e investimento em tecnologias, no Brasil predominam empresas que usam e abusam de papéis, telefonemas e e-mails. De acordo com pesquisas da Confederação Nacional da Industria (CNI), 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam urgentemente digitalizar seus processos para garantir a competitividade internacional. Essa mudança, ainda segundo o estudo, impacta diretamente na produtividade do negócio.
Ou seja, a maioria das corporações brasileiras não sabe aproveitar bem os recursos tecnológicos. Quando a fazem, também não conseguem realizar um planejamento adequado. Afinal, como bem foi dito, não basta investir em tecnologias, é preciso investir também no capital humano, que deve ser qualificado para lidar com dados e recursos tecnológicos e ainda outras questões.
Para garantir isso, é importante que os novos profissionais não deixem de se atualizar e investir na própria capacitação para potencializar o uso das novas ferramentas e agregar maior valor para as companhias.
Então, invista em cursos para Compras 4.0, seminários e workshops sobre o tema. Do mesmo jeito que uma empresa que não procura evoluir fica para trás, o mesmo ocorre com os profissionais. É importante garantir conhecimentos sobre o negócio, consequências financeiras sobre decisões, competências sócio-relacionais, ser expert em questões técnicas, entender o mundo de dados etc.
As tecnologias 4.0 proporcionam soluções inovadoras que transformam a execução, a análise e o fluxo de trabalho das corporações. Então, as compras 4.0 modernizam os suprimentos da área a partir de ferramentas tecnológicas que otimizam o trabalho em equipe.
Em outras palavras, as corporações conseguem adotar um posicionamento mais estratégico, que aumenta a economia nas aquisições e agrega maior valor aos processos.
Como você pôde perceber, investir em tecnologias oferece diversas vantagens para as corporações. Confira as principais delas a seguir!
Ao adotar o modelo de compras 4.0, uma corporação aumenta a previsibilidade em relação ao que precisa ser comprado, em que momento e em quais quantidades, além de determinar os fornecedores mais viáveis.
Todo esse controle de informações proporcionado com a ajuda da tecnologia diminui os desperdícios e a falta de produtos, matérias-primas e insumos. Assim, há um controle de estoque mais preciso e capaz de atender aos clientes com maior qualidade.
Como é de se imaginar, quando uma empresa consegue controlar o estoque mais facilmente, aliada a um custo\benefício das aquisições, ela consegue economizar em curto, médio e longo prazo. Desse modo, há uma melhoria na saúde financeira e na lucratividade da corporação.
Diferentemente da adoção de processos manuais, que oferecem maiores riscos de erros e incidências, a automação otimiza o desempenho empresarial ao facilitar a tomada de decisões com a criação de relatórios gerenciais, integração dos processos, viabilização de um fluxo contínuo e automático na troca de informações etc.
Tudo isso diminui as chances de retrabalho, que comprometem o desempenho e elevam os custos operacionais. Assim, é possível elaborar novos planos de ação e estratégias com mais segurança e confiança.
Além de uma maior segurança, as compras 4.0 também permitem que as tarefas sejam executadas com mais agilidade — por exemplo, orçamento, ordens de compras, cotação, recebimentos, contratos etc.
Dessa maneira, os profissionais envolvidos nesse processo se tornam mais produtivos e podem utilizar o tempo extra adquirido para se dedicar a atividades mais estratégicas e essenciais, em vez de desperdiçarem esse tempo na realização de processos manuais.
Uma prática muito importante para garantir melhores resultados para uma empresa é contar com indicadores de desempenho. Então, se antes as informações não passavam de números e controles, agora elas servem de indicadores para facilitar a tomada de decisões no futuro.
Como exemplo dessas métricas, podemos mencionar o nível de serviços de entregas, lead time dos produtos, índice de devoluções, saving em compras etc.
Como já foi dito, trocar os processos manuais pelos automatizados permite que os profissionais da empresa otimizem o tempo e foquem em outras áreas para direcionar seus esforços em outros setores. Por exemplo:
Ao otimizar o tempo e a produtividade dos colaboradores, também fica mais fácil permitir que eles acompanhem os indicadores de desempenho, fundamentais na promoção de melhorias constantes na empresa.
Prever quando o público precisa de novos produtos e serviços que uma corporação oferece está entre os principais benefícios das compras 4.0. Por exemplo, a University of Twente desenvolveu um projeto que cria um sensor para uma saboneteira.
Parece simples, certo? No entanto, essa criação permite o acompanhamento da diminuição do sabonete conforme ele é utilizado. Desse modo, a empresa consegue identificar de modo autônomo quando é necessário a compra de um novo sabonete. Com isso, é possível saber o momento mais adequado para vender seus produtos.
Existem diversas tecnologias que revolucionam o setor de compras nas empresas. Confira as principais delas nos tópicos abaixo!
O Big Data e Analytics permitem o cruzamento e arquivamento de dados. Com isso, é possível analisar com mais clareza quais são as melhores condições e preços do mercado, por exemplo. Isso, por si só, proporciona uma alta vantagem competitiva.
O Machine Learning refere-se à capacidade cognitiva que as máquinas têm de aprenderem novos conteúdos, assim como os seres humanos. Desse modo, as empresas podem ter mais agilidade ao enviar propostas de orçamento etc.
O Cloud Computing é a computação em nuvem, que armazena informações, arquivos e softwares no ciberespaço em vez de um lugar físico, como os computadores e data centers. Com isso, sua empresa ganha mais segurança e praticidade, já que o trabalho de compras pode ser realizado a distância, sem que o responsável esteja fisicamente na corporação.
Essa é uma ferramenta cuja as atividades estão relacionadas ao Big Data. Com ela, você utiliza inteligência estratégica com análise de dados para ter mais sucesso nas compras. Dessa maneira, é possível tomar decisões mais inteligentes e econômicas para a empresa, sem que isso comprometa a qualidade dos serviços para os clientes.
Ou seja, com a transformação digital nas compras 4.0, as corporações agora podem desempenhar um papel mais estratégico. Assim, aqueles que contam com acesso a dados sobre estrutura de custos, fornecedores, insumos etc. estão melhor posicionados no mercado.
E aí, gostou do nosso post? Então aproveite a visita ao blog para assinar nossa newsletter! Assim, você começará a receber todas as nossas atualizações de conteúdo, diretamente em seu e-mail!
Categoria: Compras