No Brasil e no mundo, a indústria 4.0 deixou de ser uma aposta futura e…
Algumas coisas são inegáveis, e uma delas é a realidade do momento da indústria 4.0, em que a logística conecta clientes com o segmento. Dessa forma, o foco, agora, está em mais velocidade, eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações. Então, resta saber como essa nova indústria vai impactar a logística — o que fez surgir um novo conceito chamado logística 4.0.
A revolução industrial 4.0 traz um desafio para as indústrias, e só aquelas que se adaptarem poderão sentir seus benefícios e sair na frente dos concorrentes. Por isso, a logística 4.0, que representa essa nova fase em que todo o processo de automação, inovação e aperfeiçoamento com o uso de tecnologias é chamado por esse nome, ocorre de modo ultraconectado. Isso traz mais eficiência ao reduzir custos e aumentar a segurança do sistema, além da velocidade para otimizar e desburocratizar os processos de uma empresa etc.
Então, quer saber como se preparar para esse momento da logística 4.0 e sentir suas mudanças de forma positiva? Continue a leitura e descubra!
Talvez o maior desafio para as indústrias que precisam se encaixar dentro da logística 4.0 seja a cultura organizacional. Afinal, os processos desse setor exercem influência quase que direta na satisfação dos clientes, já que tratam dos valores, das visões e das missões que são divulgados sobre a empresa. Ou seja, é a cultura organizacional o conjunto de características que serão associadas e compartilhadas pela empresa para criar uma imagem positiva no mercado.
Por isso, é importante, desde a contratação, pensar também em quais funcionários se encaixam com a cultura organizacional que o seu negócio prega. Quando isso é ignorado, as chances de existir algum colaborador que não transmita a conduta ideal para sua empresa são altas. Os treinamentos também são aliados para orientar os funcionários a respeitarem e entenderem a cultura empresarial.
Além disso, também é válido ficar de olho na escolha dos líderes empresariais, afinal, são eles que vão fazer a ligação entre os objetivos da empresa e os colaboradores. Se eles desempenham uma função tão importante, é sinal de que há uma identificação com a cultura organizacional, e uma liderança participativa ajuda a compartilhar isso com os demais membros da equipe.
Na logística 4.0, o foco deve ser uma maior estratégia de negócios. Isso é útil para aprimorar e modernizar a gestão, diminuir desperdícios, reduzir custos e otimizar o tempo. Uma forma de fazer isso é por meio da introdução de tecnologia, que serve para otimizar os processos.
Um exemplo disso é o software que pode realizar tarefas de forma mais rápida e com uma menor taxa de erros. Outra vantagem da introdução dessa ferramenta é que os colaboradores podem realizar outras funções enquanto a tecnologia está resolvendo alguns processos. Isso traz mais produtividade para o seu negócio.
Além disso, os custos do transporte também são reduzidos por meio dos softwares — os gestores podem acompanhar o trajeto dos veículos e escolher as melhores rotas para o tráfego. Ademais, a tecnologia ajuda a monitorar a manutenção, a revisão das frotas e as horas gastas pelo motorista.
Na logística 4.0, muitas coisas mudarão, e a gestão precisa ficar atenta para garantir a implementação dessas evoluções com:
Dentro da logística 4.0, tanto o cliente quanto a empresa percebem altos níveis de produtividade e otimização. Dessa forma, esse novo modelo de logística surge para suprir as novas demandas do sistema industrial e traz mais vantagens para as empresas que souberem se adaptar ao sistema.
Então, gostou do nosso post? Que tal aproveitar a visita ao nosso blog para ler sobre a 4ª revolução industrial e os seus impactos sobre as indústrias? Não perca!
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