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Você já ouviu falar em saving em compras? Os indicadores são aliados nos diferentes departamentos de uma empresa e ajudam, principalmente, a otimizar o controle financeiro. O setor de compras também pode recorrer a alguns indicadores para aprimorar seu desempenho, como o saving.
Esse termo em inglês é traduzido como “economia”, mas pode ser usado de uma forma mais abrangente conforme a empresa e os seus objetivos.
O saving em compras revela qual foi a economia alcançada e os valores (custos) que foram evitados em uma determinada aquisição. Com esse indicador, o gestor pode desenvolver estratégias para aumentar os lucros da empresa. Leia o artigo e fique a par de mais detalhes sobre o indicador de saving!
Podem ser calculados alguns tipos de saving em compras, como: saving contra orçamento, saving contra baseline e saving de negociação. O primeiro refere-se ao total pago comparado com o valor orçado em relação à mercadoria (comprou-se o produto por um preço mais baixo que o orçado).
O segundo refere-se ao total desembolsado na última aquisição e ao valor atual de mercado da mesma mercadoria. A diferença entre ambos representa o ganho (ou a perda, em algumas situações). Esse tipo também é chamado de saving real.
O terceiro é o mais comum, ou seja, é a redução do preço durante as negociações de compra com o fornecedor. O cost avoidance (custo evitado) é um indicador semelhante ao saving, mas entra, principalmente, em dissídios, nas correções por inflação e em outras coisas.
O indicador saving oferece sua contribuição:
Quando se obtém ganhos no processo de compras, é possível vender a mercadoria por um preço mais acessível ao consumidor final. Dessa forma, os lucros recebidos pela organização estão relacionados também à economia feita na fonte, durante a compra dos materiais e produtos com os fornecedores.
O saving deve ser calculado corretamente, mensurado em valor absoluto, em percentual, e ser classificado por tipo de compra e por família (categorização). Somente assim, será possível compreender se o setor de compras está trabalhando satisfatoriamente ou se necessita de alterações.
Os tributos que incidem na hora de comprar e revender podem alterar os valores de saving. É importante ficar atento a impostos, como ICMS, ISS, IOF e outros, na hora de calcular o índice. Enfim, o saving em compras deve ser monitorado para conferência dos resultados, a fim de avaliar até que ponto houve economia efetiva no setor de compras.
Devidamente controlado, o saving é uma importante ferramenta para ter domínio e ajustar os custos. Quanto mais ineficientes forem o saving e o cost avoidance, mais os preços do projeto aumentarão. Com valores mais elevados, é necessária uma atuação maior do marketing e das vendas para que os custos possam ser repassados.
Vamos analisar alguns exemplos práticos de como esse indicador funciona: considere que uma mercadoria custa R$ 500,00. Durante as negociações com o fornecedor, o gestor de compras conseguiu comprar por R$ 300,00. Houve, portanto, uma economia de R$ 200,00.
A aplicação do indicador saving permite ao gestor colocar mais dinheiro no caixa da empresa. Por exemplo, ao realizar o saving de 1%, o gestor consegue inserir, na empresa, cerca de 3,2% de economia. Já um saving de 3% representa um valor de economia de 9,8%.
Além dos ganhos de saving, o tempo é uma variável a ser considerada: ele também é uma forma de saving. Considere que uma empresa sofreu uma ruptura na linha de produção e tem duas opções:
Analisando as alternativas, o que é mais vantajoso?
Para aplicar o saving em compras, é preciso melhorar os processos, encontrar bons fornecedores e encarar o índice como uma ferramenta para ajustar custos. Com o bom uso desse indicador, com certeza poderá aprimorar bastante o desempenho de seu setor de compras.
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Categoria: Compras