Em um mercado altamente competitivo, o strategic sourcing desponta como um método bastante pertinente às empresas que desejam maximizar seus recursos e, da mesma forma, garantir a qualidade de seus processos e de suas entregas.
Para entender um pouco mais sobre a ferramenta — e saber de que modo é possível aplicá-la em suas rotinas operacionais —, não deixe de ler o conteúdo até o fim. No post, você saberá como empregar o conceito do strategic sourcing em diversos segmentos, obtendo resultados expressivos com sua utilização.
Boa leitura e bons negócios!
Em tradução livre para o português, strategic sourcing refere-se ao abastecimento estratégico de uma organização. O termo descreve um processo estruturado de compras que extrapola as análises rasas — antes exclusivamente embasadas no preço da mercadoria —, avaliando os impactos globais de cada aquisição.
As práticas de strategic sourcing surgiram para suprir uma necessidade específica: otimizar os recursos envolvidos na viabilização da cadeia logística. Por isso, a tática está focada em construir a melhor relação de custo-benefício em qualquer (e toda) transação de bens e serviços.
O principal objetivo do método é, a cada nova requisição de compra, avaliar criteriosamente quais são os custos internos e externos, qual é a rede de fornecimento disponível e quais são os níveis de serviço prestado de acordo com a mercadoria desejada.
Quando bem executada, essa prática permite que haja economia na rotina de compras e que a qualidade na prestação do serviço seja mantida, uma vez que análises rigorosas e complementares são efetuadas antes do fechamento do negócio.
Diante disso, torna-se fácil dizer que o strategic sourcing desponta como uma oportunidade interessante para que os gestores possam potencializar seus recursos sem interferir no padrão de excelência de seus suprimentos e de suas operações.
Uma vez esclarecido o conceito e a importância do strategic sourcing enquanto método do Compras, é válido partir para uma visão prática da estratégia no cotidiano empresarial. Veja algumas das principais dicas para aplicá-la adequadamente!
Independentemente da área que deseja cobrir, qualquer estratégia precisa se amparar em informações verdadeiras. No que tange ao strategic sourcing, não há motivo para ser diferente.
Antes mesmo de selecionar empresas compatíveis com as necessidades do seu negócio, certifique-se de entender as demandas da empresa e as possibilidades do mercado. Muitas vezes, uma ótima oportunidade para gerar receita pode acabar negligenciada.
É o caso, por exemplo, da venda de sucatas — resíduos geralmente considerados de pouca relevância. Porém, munido da estratégia certa e dos parceiros adequados, é possível extrair bastante valor no comércio desses materiais.
A objetividade é um dos critérios determinantes em qualquer negociação. É preciso ser transparente e pontuar quais são as expectativas do negócio com exatidão.
Nesses moldes, evitam-se surpresas desagradáveis e eventuais prejuízos. Além disso, torna-se possível construir uma relação de confiança, capaz de gerar frutos rentáveis para todos os agentes envolvidos.
Para continuar utilizando o exemplo anterior, convém lembrar que na venda de sucatas é válido priorizar uma avaliação de compliance e repassar a política ambiental dos compradores.
Toda parceria deve se pretender duradoura. Assim, a relação comercial é transparente e próspera, somando forças para que todas as partes possam crescer e se desenvolver enquanto empresas.
Para isso, é indispensável que haja acompanhamento constante da carteira de fornecedores. Não se trata somente de mantê-los engajados no projeto conjunto, mas de se certificar de que a negociação é justa e produtiva para os envolvidos.
Nesse contexto, o strategic sourcing figura como o método ideal para promover relações saudáveis, idôneas e lucrativas. Invista!
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Categoria: Compras