Cássio Loberto, diretor comercial e de marketing da Faciles explica em vídeo o que é…
Para qualquer empresa, adquirir vantagem competitiva significa autoconhecimento. Além disso, o processo também é marcado pela compreensão de fatores externos, seja das regras do mercado a que ela pertence, seja dos concorrentes.
Logo, persegui-la como meta é muito mais do que apenas buscar novas vendas e mercados consumidores. Trata-se de adquirir competência estratégica e ser capaz de traçar planos de curto, médio e longo prazos.
Leia este artigo até o fim e entenda o que é vantagem competitiva e como ela pode influenciar positivamente os resultados do seu negócio, facilitando a criação de estratégias!
Vantagem competitiva, por definição, é quando uma empresa se encontra acima de sua concorrente em número de vendas e de clientes. Assim, ela pode firmar sua marca e obter, a partir disso, melhores resultados, o que leva à hegemonia no mercado.
Em termos mais simples, vantagem competitiva é o “algo mais”, a “cereja do bolo” que influencia a decisão de compra do consumidor. É o que o leva a escolher a sua, e não outra empresa que oferece o mesmo produto ou serviço, muitas vezes por um preço menor.
Abaixo, listamos algumas formas de adquirir vantagem competitiva. É importante ressaltar que elas se baseiam em exemplos clássicos de diferenciais de mercado que podem ser trabalhados internamente — sempre com base em fatores internos e externos — para que a empresa se destaque. Confira!
Você sabe quais são os diferenciais da sua empresa, ou, em outras palavras, os pontos fortes do seu negócio que poderiam colocá-lo em posição de vantagem no mercado em que se encontra?
Se ainda não é capaz de responder a essas questões, é interessante dedicar algum tempo pensando no assunto. A melhor maneira de fazê-lo é por meio de uma técnica de gestão chamada análise SWOT.
Trata-se de uma abordagem que permite ao gestor enxergar seu negócio como um todo, elencando defeitos e qualidades. A sigla SWOT vem dos termos em inglês que identificam pontos fortes e fracos:
Uma vez identificadas essas quatro categorias, é possível investir melhor nas forças do negócio e trabalhar para mitigar suas fraquezas, ao mesmo tempo em que você se prepara para as ameaças e ataca as oportunidades. Os pontos fortes, no entanto, são sempre a prioridade.
Independentemente dos resultados encontrados na análise SWOT, é importante investir no atendimento. Afinal, hoje vivemos o momento em que o consumidor é colocado no centro das ações, e não o produto ou a empresa.
Além disso, um cliente bem atendido se fideliza e retorna incontáveis vezes, mesmo que em alguns casos encontre ofertas concorrentes de preço menores. Isso significa menos custos com vendas, já que a fidelização é financeiramente mais vantajosa. Aqui, ainda podemos citar o fato de que um cliente satisfeito divulga sua experiência para outras pessoas e, assim, atrai ainda mais consumidores.
Por essas e outras razões, treinar o time de atendimento é de vital importância, inspirando valores como qualidade, respeito, método e profissionalismo nas entregas — bases para que uma empresa se mantenha como referência de mercado.
Outro bom exemplo sobre como ter uma vantagem competitiva é estudar e profissionalizar os processos internos do negócio. Por exemplo, a burocratização pode levar à perda de clientes, já que o que eles buscam é praticidade e agilidade.
Desde a produção — focada em qualidade e rapidez — até o registro de pedidos e tratativas de negociações, todos os processos podem ser melhorados a fim de que o cliente enxergue na empresa uma parceria segura e eficiente.
Homens e máquinas apresentam atributos diferentes. Enquanto os robôs e equipamentos se destacam pela precisão e habilidade em tarefas repetitivas, nós, humanos, somos perfeitos para o trabalho criativo.
Portanto, economize nos processos e aloque melhor o seu capital humano automatizando tudo aquilo que não precisa ser desempenhado pela mão de obra humana. Você vai perceber claramente que os ganhos e economias em decorrência do aumento da produtividade serão enormes!
Quais custos podem ser cortados sem interferir na qualidade do produto ou serviço? É possível economizar nos processos a fim de que as despesas sejam contidas? A resposta a essas perguntas pode impactar positivamente o valor final daquilo que você oferece.
Com raríssimas exceções — ou seja, a não ser que você tenha feito uma análise detalhada há pouco tempo — sempre é possível buscar novas formas de reduzir custos, seja nos processos administrativos, seja nos operacionais.
Muitas vezes, é melhor buscar mercados inexplorados ao invés de se debater com os concorrentes em áreas com muita procura, mas também com oferta intensa. Nesse sentido, esteja atento a oportunidades em áreas conhecidas como “oceanos azuis”, ainda que, para isso, você tenha que fundar novos modelos de negócio.
Para tal, é necessário identificar uma demanda na qual ninguém prestou atenção ainda — isso é conseguido por meio de estudos e pesquisas frequentes, sempre analisando tendências de mercado e também de comportamento do consumidor. Dessa maneira, você sai na frente e investe em um nicho com grande rentabilidade, sem impacto de alta concorrência.
Suponhamos que, no seu caso, a presença da concorrência é uma forte realidade. Aqui, não se trata de copiar, mas também não é recomendável desprezar o que seus concorrentes estão fazendo. Lembre-se, é possível aprender com os erros e acertos deles, em vez de gastar enormes quantias para fazer testes no escuro.
Além do mais, conquistar vantagem competitiva significa ver o que eles veem e, também, o que não conseguem vislumbrar. Isso envolve estudo continuado do mercado e de todos os seus atores.
A sustentabilidade não é moda, nem mesmo exigência vazia do Estado, por meio de suas regulamentações. Ela é uma necessidade real, respaldada por exigências legais. É, sobretudo, um cuidado que o seu cliente potencial, principalmente o mais jovem, espera de você.
Com a popularização dos conceitos sustentáveis, é de se esperar que cresça o número de consumidores que optam por marcas engajadas com o futuro do planeta. Assim, crie ações sustentáveis e criativas, destine corretamente o lixo e os resíduos sólidos do seu negócio e demonstre o seu envolvimento com a longevidade dos recursos naturais.
Uma ótima oportunidade de corte de gastos, principalmente para as indústrias, é a negociação das sucatas que, por lei, devem ser descartadas corretamente. Essa ação é duplamente vantajosa: ela gera receita para a empresa e mantém o seu negócio em conformidade com as leis ambientais, dando destinação correta aos resíduos sólidos resultantes da produção — algo que pontuamos no tópico anterior.
É justamente nesse processo que a Faciles é especializada. Desde a análise do material sucateado até a negociação transparente com outras empresas que possam reaproveitá-lo, o gestor não tem qualquer preocupação ao delegar a tarefa à nossa empresa e ainda garante pontos a mais em sua vantagem competitiva.
Você está interessado em saber mais sobre esse processo de negociação de sucatas e em como ele pode se tornar uma vantagem competitiva na sua empresa? Então, baixe o nosso e-book e veja como encontrar bons fornecedores e ter sucesso no setor de compras!
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