Para melhor gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma empresa,…
A avaliação de fornecedores é fundamental para qualquer organização por vários motivos — desde para a garantia de prazos de entrega, para não atrasar a produção em uma indústria, até em razão da imagem da empresa. Não são raros os casos nos quais grandes marcas têm prejuízo em sua reputação por causa de um consumidor cada vez mais informado, vigilante e exigente, e de fornecedores moralmente questionáveis, que usam de mão de obra escrava, por exemplo.
Basicamente, a avaliação periódica de fornecedores é fundamental para garantir o seu poder de barganha em negociações de preço, melhorar a qualidade sistematicamente, aumentar a lucratividade e diminuir os prazos de entrega. Continue a leitura e confira os detalhes!
Como este texto trata da necessidade de uma avaliação recorrente, vamos começar expondo os motivos de adotar essa prática continuamente. A conclusão mais elementar sobre isso é a de que a realidade e o contexto mudam o tempo todo.
Por isso, não há garantias de que os processos iniciais, de seleção e homologação, sejam suficientes para assegurar que um bom fornecedor se mantenha assim para sempre. Tão pouco é razoável contar apenas com as habilidades do comprador para checar a eficiência de cada parceiro.
Além disso, é a partir da avaliação de um fornecedor que você pode transmitir feedbacks sobre o que está de acordo com suas expectativas e o que precisa melhorar. Essa troca de informações permite que os bons fornecedores se aprimorem continuamente e que os processos fiquem cada vez mais alinhados.
Tenha em mente que o seu processo produtivo é uma continuidade de tarefas que foram executadas no seu fornecedor, como envio de insumos, checagem de conformidade e outros procedimentos que influenciam a produtividade. Quanto mais alinhados os processos, melhores serão o fluxo dos procedimentos e o funcionamento do seu planejamento.
Toda avaliação depende diretamente do acompanhamento de indicadores. Com base neles, é possível informar os seus fornecedores de forma objetiva sobre os gargalos e os problemas que precisam de solução.
Isso torna a relação mais profissional e evita entraves, pois a reclamação sem base em números e informações claras pode ser até ofensiva, dependendo da forma que é colocada. Além disso, sem esses dados, não há como definir as prioridades de solução e nem, ao menos, identificar com exatidão os problemas.
Você também deve estabelecer critérios muito claros sobre como é o fornecedor ideal. As expectativas mantidas em relação a ele também precisam de objetividade. Esses critérios serão usados nas etapas prévias de seleção e de homologação, que é o estágio no qual os fornecedores são aprovados e o departamento fica autorizado a efetuar pedidos com eles.
No mais, é comum encontrar casos em que o trabalho prévio não foi feito. Para quem está envolvido na rotina do setor, pode ser difícil interromper as atividades para definir os critérios, elaborar os KPIs, estruturar os canais de comunicação, e assim por diante.
Nesses casos, o trabalho de uma consultoria especializada pode ser de grande ajuda, pois não há envolvimento com a rotina, e o foco é justamente elaborar os processos, da seleção ao relacionamento com fornecedores.
Para concluir, a recorrente avaliação de fornecedores ainda garante a diminuição de custos e a melhora do poder de barganha em negociações, porque facilita a formação de uma rede estruturada de parceiros. Com uma rede maior, suas opções também aumentam e todos os seus indicadores melhoram.
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