O planejamento de compras, enquanto recurso estratégico, deve ser tratado com a seriedade que merece. Empresas competitivas reconhecem o valor da tarefa — e do departamento de compras que a executa — e costumam extrair resultados bastante positivos.
Se você busca informações consistentes sobre o processo e deseja lapidá-lo em sua rotina corporativa, encontrou o conteúdo certo. No texto, você conhecerá quais são os principais erros que prejudicam a rotina do planejamento de compras.
Boa leitura!
Os fornecedores são importantes peças para o sucesso do negócio. É preciso que haja confiança no relacionamento e segurança na parceria, efetivando uma troca que resulte em benefícios e crescimento mútuos.
Na seleção de fornecedores, portanto, certifique-se de analisar com critério e coerência quais são os atributos que formam os melhores parceiros para o seu negócio.
Vale destinar um tempo para conhecer e qualificar as empresas que farão parte de seus processos e contribuirão para que sua operação se desenvolva, prosperando cada vez mais.
Uma vez escolhidos os fornecedores mais adequados, é hora de efetivar os pedidos de compra. Nessa etapa, o planejamento da área viabiliza as ordens e permite que as quantidades corretas sejam adquiridas.
Quando a rotina é mal executada, é comum haver erros relacionados à compra dos itens. Por exemplo: altos volumes, quando desnecessários, incorrem em aumento dos custos operacionais de estoque e podem gerar desperdícios.
A gestão de estoques é, sem dúvida, uma das operações mais críticas do negócio — e qualquer falha na administração da área pode gerar grandes perdas financeiras. Assegure-se de eliminar os desvios no estoque!
Para evitar transtornos e prejuízos, portanto, é fundamental que qualquer deficiência no controle da armazenagem seja prontamente eliminada. Invista em fluxos transparentes de trabalho e aposte na tecnologia para minimizar o retrabalho.
Ao identificar uma demanda de ressuprimento, a equipe de compras deve acionar o fornecedor e negociar a aquisição dos itens em baixa, buscando a melhor alternativa para atender à demanda.
Uma vez definidos os parâmetros da compra, porém, é importante que a burocracia interna não afete negativamente a roteirização de pedidos e de entregas.
Muito embora seja preciso dispor de regras que norteiem o processo de compras, é igualmente decisivo garantir que os detalhes da transação não sejam desnecessariamente complexos, dificultando a conclusão do processo.
Os indicadores de desempenho, também conhecidos por KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas essenciais para permitir uma gestão enxuta, orgânica e sinérgica.
No que tange ao planejamento de compras, a ausência de métricas consistentes prejudica a performance do departamento — que tem responsabilidade sobre os insumos necessários, que impactam diretamente nas demais áreas — e da empresa como um todo.
A ausência de controle permite que falhas sejam perpetuadas e que baixas entregas não sejam corrigidas. Jamais negligencie os balanços e os relatórios do setor!
Considerando que uma empresa é formada por diversas áreas interdependentes, é importante manter a integração e buscar a maximização de performances.
Dessa forma, não seria incorreto dizer que o planejamento de compras envolve uma série de etapas que devem ser executadas de forma crítica e transparente. Corrija os desvios e alavanque seus resultados!
Para continuar aprendendo, não deixe de conhecer as 5 habilidades que todo profissional de compras precisa ter. Aproveite para gerar insights e maximizar seu desempenho. Sucesso e até a próxima!
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